Ações da Petrobras (PETR4) e o aumento dos gastos públicos do governo
Sobre a Petrobras
A Petrobras é a principal empresa de petróleo e gás do Brasil e está sujeita a vários fatores que podem afetar seu desempenho, incluindo aumentos nos gastos públicos do governo brasileiro.
Impacto nas ações da Petrobras (PETR4 e PETR3)
O governo eleito do presidente Lula pretende aumentar os gastos públicos em seu novo mandato, portanto listamos abaixo algumas maneiras pelas quais a Petrobras pode ser afetada caso haja um aumento descontrolado nos gastos públicos do governo brasileiro.
Aumento da dívida pública do governo
Se o governo brasileiro aumentar seus gastos públicos sem aumentar suas receitas, isso pode levar ao aumento da dívida pública, fazendo com que o governo tenha que pagar taxas de juros mais altas para financiar seus gastos, o que pode encarecer o financiamento da Petrobras e afetar sua rentabilidade.
Aumento da inflação
Um possível aumento de gastos públicos sem contrapartidas fiscais pode levar ao aumento da oferta de moeda e consequentemente da inflação. Isso pode fazer com que os preços dos bens e serviços aumentem, o que pode afetar a demanda por petróleo e gás e diminuir os lucros da Petrobras.
Perca de market share devido a maior concorrência
O setor de óleo e gás é intensivo em capital, caso a União perca a capacidade de novos investimentos com uma possível farra fiscal, a Petrobras pode também ter que reduzir seus investimentos, levando a uma perca de market share devido ao aumento da concorrência.